Marcelinho

Maioridade na Proteção Animal

Por Marli_Delluca

Há 21 anos, nascia o Protetor Marcelinho do CEL, e não resta nenhuma dúvida que ele nasceu para ser anjo da guarda e protetor de animais.


Aos 14 anos, ele, a mãe e mais 18 cães, foram despejados de onde moravam. 

A mãe até conseguiu um novo local para ela e o filho, mas animais não eram permitidos. Marcelinho então optou por não abandona-los a própria sorte, e depois de muitos  dias debaixo de sol e chuva, conseguiu ir morar em um barraco na Favela do Sapo, Zona Norte de São Paulo.

O Marcelo nunca teve as coisas fáceis que muitos jovens possuem e não dão valor, 
como a reunião da família no Natal, ou uma festa de aniversário. Sua família são 
os amigos, que o chamam para participar de eventos familiares.

Na favela em pouco tempo ficou conhecido dos outros moradores, uns o chamavam de Marcelo dos cachorros, outros de Marcelo dos gatos; seu amor incondicional pelos animais, o qual não escolhia se era um latido ou um  miado em busca de socorro, ele sempre socorria e ajudava a todos, inclusive os pássaros feridos e os hamsters descartados.

Abaixo, o relato de Luiza Mell, feito em 2009, sobre ele;


Há alguns anos, Marcelinho foi sendo conhecido e as ajudas e parcerias foram surgindo e a quantidade de amigos crescendo, e desde então, participando das feiras de adoção do projeto CEL. Embora faça parte das feiras do projeto CEL, Marcelinho continua atuando como um protetor independente. 


Em setembro de 2009, a revista da Folha de São Paulo, fez uma matéria sobre ele e as condições em que sobrevivia, nela mencionava que o barraco tinha apenas 12m2, e ele ganhava 300 reais por mês com os bicos de banho e tosa, e que não eram suficientes para os gastos com os 150 Kg de ração, que precisava para alimentar os animais resgatados.



Em dezembro do mesmo ano, uma enchente arrastou o barraco do Protetor Marcelinho, que conseguiu salvar todos os animais. Sem ter para onde ir, teve que abrigar os animais entre seus amigos e outros protetores solidários. Mas graças a ajuda de amigos, diversas campanhas e apelos conseguiram transformar essa calamidade na realização de um sonho, a conquista e a mudança do Protetor Marcelinho para uma chácara em Mairiporã, aonde ele pudesse ter um espaço para abrigar os animais que resgatava, enquanto eles não eram adotados.

Independente de sua idade, o Protetor Marcelinho sempre soube que um dos caminhos para combater o abandono de animais a própria sorte, que vagam pelas ruas, implorando por algum alimento, quando são maltratados ou atropelados, é a castração em massa, em especial a população de baixa renda.

E mesmo com as todas as dificuldades e com a ajuda de pessoas solidárias e conscientes de que a castração é necessária para o bem-estar dos animais de várias  formas, promoveu em 2010, o 1o. Mutirão de Castração em sua chácara, aonde foram  castrados quase 100 animais entre cães e gatos.

  
Mas mesmo de longe o Protetor Marcelinho sempre que podia voltava á favela onde vivera tantos anos, e no feriado de 1o. de maio, organizou um mutirão para os animais de lá. Foi até a favela, recolheu animais abandonados das ruas e de moradores de baixa renda. Fez várias viagens para o transporte dos animais da favela até a clínica veterinária, aonde os animais seriam castrados. E depois transportou todos os cães e gatos aos locais aonde os havia recolhido.




Alguns dos últimos animais resgatados por ele;

Espontâneo, sincero, transparente, e inocente.Sempre feliz, e de sorriso aberto, e sempre, mas sempre muito disposto a ajudar animais e pessoas.


E agora ao completar 21 anos,Marcelinho continua atuando firmemente na causa animal. 

Se você quiser ajudá-lo nessa missão, entre em contato com ele. 


Quem estiver em São Paulo e quiser conhecê-lo pessoalmente, é só aparecer nas feiras do pojeto CEL aos finais de semana. O Protetor Marcelinho está todos os sábados e domingos na feirinha de doação  de animais do Projeto CEL, que acontece no estacionamento do Pet Center Marginal, na Marginal Direita do Rio Tietê, próximo à  Ponte da Vila Guilherme (Pari), das 14h ás 20 h.

Você também pode adotar um dos 83 cães ou dos 41 gatos que ele mantém.

Caso você tenha coleiras, casinhas, gaiolas, roupinhas, remédios, vasilhas, ou qualquer outra coisa, mesmo usada, mas que possa ser utilizada em prol dos animais resgatados, e que queira doar, como tapetes, banquetas, panelas, colchonetes, material de construção para os canis, entre em contato com o Marcelinho!

Temos também o e-mail mdproanimal@gmail.com



Exemplos como do Protetor Marcelinho, um abnegado, nos deixa a sensação de q
ue esse mundo ainda tem esperança, desde que todos nós, também nos empenhemos  em ajudar quem faz.

Colabore divulgando o álbum de fotos dos animais para doação do Protetor Marcelinho, somente conseguindo lares para esses, é que ele terá condições de resgatar mais animais.
-x-x-x-

Desde os 9 anos de idade me comovo com o sofrimento dos animais. Ao contrário da maioria ao deparar com um animal precisando de ajuda, eu acolhia, cuidava e procurava um lar para ele. Até que descobri que o nome que se dava a quem fazia isso era PROTETOR DE ANIMAIS. 

Nesse engajamento na luta para salvar vidas, perdi muitas coisas. Tive que sair de casa aos 13 anos, pedir ajuda para não morrer de fome e não ter que abandonar meus animais… mas valeu a pena.

Hoje, aos 21 anos, olho para o passado e me recordo de cada um dos mais de 500 animais que eu resgatei. Tenho orgulho da minha história.

Por isso criei este blog. Para que você possa acompanhar um pouco do meu passado, do meu presente e de como planejo meu futuro atuando na causa animal.